sábado, 4 de janeiro de 2014

Qual a Barraca Ideal II - A missão.

    Depois de mais algumas experiências, acredito que seja necessário complementar o meu post original sobre barracas Qual a Barraca Ideal

    As barracas de menor custo precisam de muito cuidado na sua escolha. Muitas vezes olhamos com muita atenção para o valor de impermeabilização do sobreteto em coluna de água, mas alguns detalhes construtivos podem nos surpreender. Muitas barracas do tipo Iglu, tem as portas expostas e principalmente os zíperes não tem nenhuma proteção para evitar entrada de água. Não adianta muito ter um tecido bem vedado, se o avanço do sobreteto não cobre as portas. Assim uma boa solução é cobrir com uma lona ou gazebo.

    A barraca abaixo é uma das mais utilizadas nos campings, mas notem como o zíper da porta é exposto.
    Um exemplo extremo é o da figura abaixo. Uma barraca de MUITO baixo custo, que nem pode sonhar com chuva, mas coberta por uma lona bem simples.

    Claro que podemos fazer algo muito mais elegante se tivermos um orçamento um pouco maior.  Essa tarp da Quechua vem com duas hastes como a da foto. Fica muito bem para ampliar o espaço da barraca. Encontrei na loja Decathlon por R$ 119,95.
    Uma opção que considero ideal para duas pessoas é uma barraca da Quechua a T2 ou a T3. Mesmo sem ter um avanço que cobre a porta, ela possui uma aba cobrindo todo o zíper. Esse modelo tem um valor bem realista, atualmente R$ 179,95 no site da Decathlon: Barraca 2 Pessoas T2 Quechua

    Para quem gosta de barracas um pouco maiores para família e não quer gastar tanto tempo montando grandes barracas estruturais acredito que a melhor opção seja a linha 2 Seconds Family da Quechua. São barracas semelhantes a linha T4.2, em forma de túnel com dois quartos. No brasil a Decathlon só tem o modelo mais simples, com quartos de 1,45m de largura e sala de 1,70m de largura. Os modelos mais sofisticados são os XL, XL Ilumin e XL Ilumin Fresh, maiores e iluminadas com leds. O modelo Fresh utiliza um tecido altamente sofisticado, com alto índice de proteção contra radiação UV, com fator de proteção solar 50 para quem está dentro dela, além de ter mais aberturas para ventilação.

    A grande vantagem desta linha é que não é necessário passar e arquear as varetas. Utiliza a mesma tecnologia da linha 2 Seconds T4.1 XXL IIII, que é uma das mais utilizadas pelos campistas para acampadas rápidas. Para montar, basta esticar a lona (footprint) no chão, prender os cantos com os espeques e depois soltar a fita que mantém a barraca compactada, para que as varetas se soltem e estiquem a barraca. Após isso basta prender num dos lados da lona, esticar e prender no outro lado da lona. Em média ela precisa de 10% do tempo de montagem da linha T4.2 XL Air, ou seja, é bem mais rápida mesmo.


    Outra grande vantagem desta linha é que o piso da sala tem as laterais altas (piso banheira) para não entrar água, mantendo seco tudo que estiver no chão.
    Sua maior desvantagem é que quando fechada forma um disco de 90 cm de diâmetro, meio difícil de arrumar no porta malas. Outra desvantagem é que não é tão ventilada quanto as barracas da linha Air, nada que um bom ventilador não supere. Os quartos também são mais baixos que os da linha XL. Mas nada que o conforto da velocidade de montagem não supere.
Link: Quechua 2 Seconds Family 4.2
    Se você está procurando uma barraca grande e que não precise de lona nem mesmo gazebo, se não tem problema com o tempo para montar, acredito que quer a "Quechua T6.2 XL Air". Olhem que beleza toda esta área fechada com telas e com piso banheira, não entra água mesmo que uma uma chuva forte caia. O avanço permite que a porta principal possa permanecer aberta somente com a tela mesmo com chuva. Seu preço é alto, mas a procura foi tanta que é difícil encontrar no site ou mesmo nas lojas. Link: Barraca T6.2 XL Air

    Olhando a planta dela podemos notar que é ENORME! Um gazebo normal tem 3x3 metros e assim 9m2. Notem que só a sala dela com o avanço tem 11,5m2. As saias laterais são de tela para ajudar a evitar a entrada de insetos, mas permite ventilação.

    Espero que estas sugestões possam ajudar os que ainda não encontraram a barraca que é a sua cara.

Obrigado pela visita.

Walgran e família.