sábado, 21 de setembro de 2013

Mobiliário Campista

   Além das barracas, precisamos de algum tipo de mobiliário para termos conforto num acampamento. Acredito que os sacos de dormir são os equivalentes de nossas camas, então considero-os mobiliário também. Assim, mesmo os acampamentos mais selvagens têm algum tipo de imobiliário.
   Cama, sofá, mesa, cadeiras, fogão, geladeira e armários têm os seus correspondentes campistas. Este post tem algumas de minhas sugestões.
   O primeiro "móvel" que gostaria de comentar é a cama. Cada campista tem a sua preferência para dormir e acho que é o item que possui a maior variedade. Muitos utilizam colchões infláveis com um edredom ou cobertor, outros utilizam sacos de dormir.


   Eu utilizo um híbrido que combina um colchão e isolante térmico com um saco de dormir. Muito confortável para temperaturas até 10 graus ou mais frio, se você dormir com um moletom e uma blusa. Ele também pode ser utilizado sobre um colchão inflável normal para um conforto maior. Quase como dormir em casa.

   Link do produto: Quechua Slipin'bed 15
   O Quechua Sleep'in bed 15 tem um colchão auto inflável que também é um isolante térmico. É como um colchão inflável feito de tecido de poliester e com "recheio" de espuma comum. Seu uso é bem simples: basta abrir a válvula que o ar começa a entrar sozinho. Isso mesmo, a espuma interna começa a se expandir e puxar o ar pra dentro. Normalmente ele não se infla totalmente sozinho, mas nada que umas duas sopradas antes de fechar a válvula não sejam suficientes. Para agilizar pode se abrir a válvula e deixar o colchão se inflando enquanto você arruma outras coisas no camping, pois a espuma pode ficar muito compactada se o colchão ficar fechado por longos períodos. Para poder guardar é necessário abrir a válvula e, começando pela extremidade inferior, ir enrolando bem apertado. Com isso o ar é expulso. Quando chegar ao final basta fechar a válvula para que ele fique bem fininho e enrolado.

   O segundo móvel a ser comentado é a mesa. Como temos uma preferência clara pela marca Quechua, por sua qualidade, não poderíamos escolher outra. Na realidade temos duas mesas.
   Link do produto: Mesa Quechua 4 Bancos

   Uma delas se fecha como uma mala e já inclui 4 banquetas, muito firmes por sinal. Não é necessariamente compacta, mas é uma ótima mesa para 4 pessoas.
   Temos também uma segunda mesa que não dobra o tampo, somente as pernas. Mas cuidado, ela tem uma sequência exata de fechamento das pernas sob pena de danificar irreversivelmente o tampo. Uma das pernas é ligeiramente mais curta e tem o seu ponto de fixação elevado, para se dobrar por cima da outra já dobrada. É bem leve e bem fina quando desmontada.
   Link do produto: Mesa Quechua 4 Pessoas


   As duas mesas têm a mesma altura, e combinadas formam um belo espaço para cozinhar e comer. Ambas as mesas são bem firmes para uso normal, mas nem pense em sentar sobre elas.

   O terceiro móvel que considero super importante é o de cozimento. Novamente optamos pela marca Quechua. Seu tampo superior é feito de várias peças de alumínio. Isso permite que o fogareiro seja utilizado diretamente sobre ele, sem risco de derreter ou queimar o tampo. Uma chapa corta vento se encaixa em pequenos cortes nas placas de alumínio, e facilita bastante cozinhar com vento.
   A parte inferior do móvel é um armário bem generoso, e nele cabe toda a comida que utilizamos para 4 pessoas em um acampamento de 5 dias, e ainda sobra espaço. Possui portas com zíper e janelinhas de tela no fundo: perfeito para manter os insetos longe da sua comida. Desmontado é uma sacola grande, que tem como comprimento a largura total do móvel, mas é relativamente leve se considerado o tamanho dele montado. Possui ainda dois bolsos nas laterais para guardar objetos.
   Link do produto: Móvel de Cozinha Quechua

   Também tem uma série de coisas que não gostamos de deixar no chão, bem como queremos manter fora do alcance dos insetos. Isso se aplica para calçados, roupas, lanternas, repelentes, produtos de higiene e etc. Para isso o Móvel de Arrumação da Quechua é perfeito. É compacto quando dobrado, leve e igualmente bem projetado. Fechado com zíper na frente e tela na traseira, tem ainda um tampo superior que permite se deixar objetos de uso cotidiano. Também tem bolsos nas laterais.
   Link do produto: Móvel de Arrumação Quechua

   Como considero que as banquetas da mesa de cozinha não são muito confortáveis, cadeiras de camping são igualmente importantes num acampamento mais longo. Gostamos muito das cadeiras dobráveis da Quechua, mas na ocasião nenhuma Decathlon de São Paulo tinha em estoque. Felizmente, uma similar, a cadeira Nautika Boni, estava disponível. Por enquanto estamos bem satisfeitos com as cadeiras, pois são bem confortáveis. Podemos ficar horas sentados apreciando a natureza. Este item não está disponível no site da Decathon, mas pode ser encontrado em outras lojas.
   Link do produto: Cadeira Nautika Boni
   A geladeira é um item dos mais importantes num acampamento. Pode ser utilizada para manter alimentos como queijo, presunto e outros frios, bem como bebidas e etc. Caixas de Poliestireno expandido (EPS), conhecido pelo nome comercial "Isopor", são a solução mais acessível, mas existem opções mais avançadas, que dispensam gelo e molhadeira. Já fiz um post falando em detalhes deste equipamento aqui no blog: Refrigerador Termoelétrico
 Link do produto: Refrigerador 35L Mobicool
   Existe também um tipo de móvel que ainda não possuo. Todas as opções parecem ser bem confortáveis. Trata-se do sofá, perfeito para a sessão de cinema no camping.


    Espero que gostem das sugestões.
   Com exceção do sofá, já testamos todos os produtos deste post e estamos bem satisfeitos com eles. Vão nos acompanhar por muitas acampadas ainda.

   Obrigado pela visita e deixem seus comentários.

   Walgran e família.

6 comentários:

  1. Ah... o colchão é realmente um problemão. Os meus sempre furaram com facilidade. Fui para o isolante com o colchão fininho mas ainda estou com dificuldade de me adaptar.

    A cadeira que tenho é bem parecida com essa. Superrecomendo, inclusive para a fase de amamentação. Nunca encontrei outra mais adequada e teste várias :)

    Ganhei um armárinho desses duplos de dia das mães... ainda não testei... acho que vou amar !

    Adorei seu blog.
    beijos
    Lys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lys, Eu já uso colchões infláveis a muito tempo e tenho alguns a mais de 4 anos. Nunca furamos nenhum. Mesmo quando meus filhos eram menores. A combinação de colchão inflável comum com o colchonete auto inflável da Quechua ficou realmente muito boa, pois o colchonete é liso e compensa o ondulado do colchão.

      Excluir
  2. O Colchão inflável eu sempre uso em minhas acampadas, porém já estou no 3º e a última vez que dormi não foi muito confortável (acho que eu enchi demais).
    Na última vez usei essa mesa com as banquetas, peguei emprestado de um amigo, e realmente é muito firme. Eu acabei comprando uma diferente, que não vem com as banquetas, porém gostei mais pela altura que é regulável em 3 estágios e realmente fica muito alta, sem falar que é cerca de 4 cm mais fina quando dobrada. As banquetas vou comprar separadas.

    Na minha mesa, ainda vou dar um jeito de fazer um "armário" de lona, como esse da quechua de modo que eu possa dobrá-la com ele. Esse mês farei um rascunho e colocarei no blog para divulgação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, obrigado pela visita. Quando você postar o seu "armário de lona" coloca um aviso. Estou curioso para ver.

      Excluir
  3. O sofá também é ótimo! Tenho um e adoro! Parabéns pelo blog, muito esclarecedor!
    Abraço desligandodatomada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amigo, procuro um saco de dormir de casal, vc teria alguma sugestão?

    ResponderExcluir