terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Acampar com chuva. Você está preparado?

    Acampar na chuva é um desafio que poucos aceitam conscientemente. Se possível adiam a acampada para outra data em que a previsão seja de sol, mas neste caso eu estava preparado e queria testar os novos equipamentos em baixo de um bom "aguaceiro".
    Seriam testados os seguintes equipamentos:
Barraca Quechua 2 Seconds Family 4.2

Gazebo Quechua Fresh

Tarp Quechua

    Chegamos no final da tarde e corremos montar a Barraca e o Gazebo, pois o tempo estava prometendo chuva, só não sabíamos que seria tanta chuva.
    As fotos a seguir estão em alta resolução e podem ficar um pouco lentas para carregar, porém permitem visão dos detalhes com clareza.
    Na foto abaixo podemos ver o trio em uso. A barraca foi interligada ao gazebo com a lona da Tarp para abrigar a passagem da chuva. Na posição que foi colocada, não escorria chuva entre o Gazebo e a Tarp mantendo a passagem seca até a barraca.

    Deixe-me comentar um pouco sobre cada um dos equipamentos:
    Barraca Quechua 2 Seconds Family 4.2. Uma surpresa boa foi o fato dela ser até que bem ventilada. A grande janela com tela mosquiteira no fundo da barraca provê uma boa ventilação. O avanço do teto permite que fique aberta com a tela, mesmo na chuva. Esta janela pode ser fechada ou até mesmo regulada pelos dois zíperes nas laterais.
    A montagem dela é realmente bem rápida, acredito que leve o mesmo tempo da 2 Seconds XXL IIII (4.1). Logo na primeira vez, levamos cerca de 4 minutos para que ela estivesse em pé, faltando apenas fixar todos os cordeletes, que não são poucos. Para desmontar me surpreendi novamente, foi bem rápido, mas é difícil de ser dobrada por uma única pessoa.

    A sala dela é bem confortável, tendo como principal atrativo o piso banheira. Não entra água mesmo, não molha nada que esteja no chão, mesmo com muita chuva. Podíamos sentir que tinha pelo menos uns 4 centímetros de água por baixo do piso em alguns lugares mais baixos na grama, estávamos em cima de um colchão de água e nenhuma gota entrou na barraca. A Mesa com 4 Bancos 4/6 Pessoas Quechua montada na sala se mostrou bem confortável.     Por causa da inclinação dos quartos, afastados da sala, dá uma sensação de amplidão. Ainda tinha bastante espaço para outras coisas como a geladeira e algumas sacolas. Sentar nesta mesa junto a janela mosquiteira é bem confortável e permite uma visão privilegiada da paisagem externa.
    As saias laterais ajudaram bastante, mas ao redor dos quartos é pouco mais alta para permitir alguma ventilação o que permitiu também que respingos de lama salpicassem a parte inferior dos quartos. Uma saia como as da linha Air ajudaria a amenizar os respingos quando a chuva é forte e com vento.
    Os quartos não são tão pequenos quanto eu imaginei quando vi ela montada na Decathlon. Com dois colchões Sleepin'Bed P70 Quechua montados em cada quarto, temos espaço para sentar com folga e se trocar numa boa. 

    Gazebo Quechua Fresh. Este gazebo me surpreendeu bastante. Não é uma barraca, mas mesmo assim, com muita chuva forte e vento não entrou uma única gota de água.
    A foto no início da matéria mostra algumas opções de como utilizar os fechamentos laterais. Dois deles possuem uma "janela" de tela mosquiteira mas que também podem ser fechadas em caso de chuva bastando fechar o zíper. Os outros dois não possuem a tela. Cada um deles entretanto pode ser aberto parcialmente ou retirados totalmente, ficando como um gazebo comum, somente com o teto. Argolas e ganchos na parte interna permitem que as laterais sejam dobradas ao meio no sentido vertical. Notem na mesma foto acima um deles dobrado ao meio, entretanto fixado com 3 ganchos e um elástico com uma estaca na parte inferior no centro da lateral. Todos os zíperes estão protegidos da chuva por uma aba ao longo de toda a extensão.
    Na foto abaixo podemos ver uma das laterais com a "janela" aberta. Notem que formou uma cozinha + sala de estar bem confortável. Permite ainda que as estruturas seja utilizadas como varal de toalhas e roupas, protegido da chuva.
    É muito importante lembrar que tanto a barraca quanto o gazebo são altamente inflamáveis e todo cuidado deve ser tomado quanto ao posicionamento do fogão quando for utilizado. Mantenha as janelas e principalmente as telas bem longe do fogão. Utilize um corta vento ao redor do fogão para ajudar a proteger mas não deixe nada encostado no tecido. Mantenha janelas abertas para a passagem de ar, pois a combustão queima o oxigênio e pode causar asfixia, sem contar com os gases tóxicos resultantes da queima.
    Ele é confeccionado com um tecido "da NASA" com alta tecnologia. É revestido pelo lado externo com Óxido de Titânio e pelo lado interno com Alumínio. Isso confere ao tecido a característica de refletir as radiações: UV-A, UV-B e Infra Vermelha, reduzindo o calor interno e ainda possui Fator 50 de proteção solar. 
    Estas características não vem desacompanhadas de uma pequena desvantagem... O tecido é branco e suja com certa facilidade, como se pode perceber na foto abaixo. Nada que uma esponja e um pouco de detergente não tenham resolvido com muita facilidade, pois o tecido é bem impermeável, ou seja, a sujeira não penetra no tecido, fica somente na camada superficial de impermeabilizante de Poliuretano.
    Para o chão do gazebo eu desenvolvi uma super engenharia com uma lona Nautika de 3x3m. Cada canto da lona foi fixado aos ganchos na parte inferior do gazebo com uma cordinha. Um pedaço de "Silver Tape" foi utilizado para juntar as laterais e assim conseguir um efeito semelhante ao piso da sala da barraca, totalmente à prova de água. Com isso nada no chão do gazebo ficará molhado mesmo se empoçar água na grama. Para que as laterais do gazebo não ficassem balançando com o vento e molhassem o meio da lona, é importante que os elásticos que existem na parte central inferior de cada lateral seja fixado no chão com uma estaca. O gazebo vem com 12 estacas para cada canto, cada lateral e cada cordelete.

    Tarp Quechua. Este é um produto bem simples, mas com muitas utilidades quando se precise proteger algo do sol ou chuva.
    Trata-se de uma "lona" com 7 cordeletes: nos 4 cantos, dois na extremidade da linha que divide ao meio e mais um bem no centro para ser pendurado levantando o meio.
    Não é uma lona comum como as lonas plásticas que se compram no mercado, ou mesmo as antigas lonas de algodão. Seu tecido é o mesmo das barracas da Quechua, Poliester impermeabilizado com Poliuretano e resistência de 1000 mm de coluna de água. Acompanha junto na mesma embalagem duas hastes de aço com a altura de 1,8m cada, que podem ser utilizadas para levantar a lona em qualquer dos pontos de fixação dos cordeletes mencionados acima. Este conjunto pode ser utilizado para a montagem de um tipo de gazebo ultra leve como na foto no início da matéria, ampliar a área da barraca, proteger uma barraca que não tem muita resistência a chuva, e muitas outras aplicações.
    Para a necessidade do caso abaixo, foi utilizado apenas a Tarp, esticada pelos 4 cantos em forma diagonal.

    Conclusão: Todos os 3 produtos estão aprovados com louvor. Cada um com uma aplicação mas me serviram muito bem combinados. Todos o equipamentos ocuparam pouco espaço no porta malas, comparado ao equipamento que eu tinha anteriormente. 
    Recomendo evitar montar a barraca junto a um a árvore como eu fiz acima, por vários motivos que percebi depois:
  • Como estávamos com um grande período de estiagem a árvore estava muito suja e quando choveu, toda esta sujeira caiu sobre a barraca
  • Muitos insetos e até animais maiores vivem na árvore e no meu caso fomos atacados por formigas que viviam dentro do galho oco da árvore, tivemos que usar inseticida na cordinha da tarp para que as formigas não passassem por ela até a barraca
  • Como o galho estava oco, estava sem dúvida enfraquecido, numa chuva forte com ventos ele poderia ter se quebrado provocando danos na barraca ou até ferimentos nas pessoas
  • Aves sempre sentam nos galhos das árvores e defecam sobre a sua barraca "limpinha" ou até mesmo no gazebo "branquinho".


    O Camping Paineiras nos agradou muito, bem tranquilo. Acordamos na primeira manhã com o bucólico "barulhinho" dos patos na beira do lago.

    A estrutura do camping é muito boa, os banheiros muito bem limpos e conservados, com baterias separadas de chuveiros, sanitários e pias.
    As 3 piscinas estavam bem limpas e toda a paisagem é muito agradável.
    Um único detalhe que me deixou preocupado é que encontrei um "carrapato estrela" quando estava terminando de limpar as lonas da barraca. Alguns campistas no local, recomendaram acampar no gramado acima das piscinas e evitar o gramado mais baixo perto do lago.

    Obrigado pela visita e espero que estas informações sejam úteis.

Walgran e família.

8 comentários:

  1. Muito bom Walgran. Parabéns.
    Abs.
    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
  2. Não tem como ficar com dúvida sobre os equipamentos utilizados.
    Muito bem explicado.
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica... Uma pergunta.. Qual o diâmetro do disco? Sabe me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A barraca fechada é um disco mochila ("Tartaruga Ninja") de 85cm de diâmetro, 5 cm menor do que a XXL IIII que tem 90cm, no entanto é um disco pouco mais largo pois a 2 Seconds Family 4.2 é bem maior, mais alta e ainda tem dois quartos. Quando arrumei no porta malas ela foi por cima, já que seria a primeira a ser montada e a última a voltar pro carro no final. Pesa apenas 13,5 Kg.

      Excluir
  4. Muito legal, e muita coragem srsrsrs acampar na chuva não é para qualquer um!

    ResponderExcluir
  5. Olá Walgran, ótimo post, parabéns! Achei bastante interessante o piso para o gazebo que você desenvolveu, muito criativo. Tenho uma Quechua T 6.2, você acha que um piso semelhante ficaria legal nessa barraca? Algo que fosse parecido com o piso dos quartos. Fiquei sabendo que no exterior é possível conseguir esse piso da T 6.2...Uma pena não ter por aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando a "técnica" que eu desenvolvi, é possível fazer o mesmo em qualquer barraca. No caso da T6.2 acho que ficaria legal fixar com "Velcro" para facilitar. No caso do Gazebo ele já tem os ganchinhos que vieram bem a calhar, a barraca não tem. Em último caso, pode-se usar estacas tipo das barracas mesmo para levantar os cantos e laterais da lona e prender na lona com "Silver Tape"

      Excluir
  6. Excelente, Walgran, tipo "tudo que você precisaria saber sobre..."
    Um abraço.

    ResponderExcluir