sábado, 19 de abril de 2014

Barraca de Sobrevivência

    Você deve estar se perguntando... O que é uma "Barraca de Sobrevivência"?
    Pois é, imagine uma situação em que você precise de uma barraca, mas não poderia levar uma grande barraca, pesada e volumosa. Imagine poder levar um abrigo super leve mesmo em ocasiões onde não se tem previsão de pernoite. "Vai que Precisa".



    Pensando nesta situação, a empresa Trilhas & Rumos, criou a barraca "Flash 2". Caso você esteja utilizando bastões de caminhada, pode carregar apenas 810g (Isso mesmo! 810 gramas!) e montar esta barraca utilizando os bastões como colunas. Caso não disponha deles, pode utilizar as hastes que acompanham a barraca, mas o peso total vai para 1.659g. Estas hastes são de aço, semelhantes às hastes de um gazebo, suas partes são unidas por um cabo de aço esticados por uma mola interna. O conjunto de duas hastes juntamente com as 10 estacas pesa 813g. A montagem é bem rápida, levei cerca de 3 minutos logo na primeira vez que montei.


   

    Um detalhe que me agradou muito, foi o piso. Totalmente em poliéster impermeabilizado com poliuretano. Torna todo o conjunto muito leve e muito mais fácil de dobrar, além de muito mais compacto, quando comparado com os pisos de plástico (polietileno). Entretanto algo que não é um detalhe e desagradou foi a ventilação. A porta não tem nenhuma tela mosquiteira e na parte superior ao fundo da barraca tem uma janelinha minúscula, como podemos ver nas fotos abaixo. Esta janela possui tela mosquiteira. Na parte externa esta janela possui um suporte para manter a ventilação mais aberta, que pode ser fixada com "Velcro". Tenho sérias dúvidas se esta janela será suficiente para evitar condensação, mesmo porque, como ela não tem teto duplo, a água condensada vai escorrer até o chão, do lado de dentro da barraca.


    No piso da barraca existem duas coifas para passagem das hastes de apoio, por elas, as hastes podem ir até o chão, bastões de caminhada podem ser fincados no chão, e até mesmo a barraca pode ser montada utilizando varas de madeira (galhos), coletadas no meio do mato, que podem ser fincadas no chão e cortadas na altura certa.


    Após a colocação da haste, basta esticar os cadarços e deixar bem preso para evitar a entrada de água caso fique empoçada embaixo da barraca, e também evitar a entrada de insetos.




    No geral a Flash 2 é muito bem costurada. Todas as costuras são impermeabilizadas com fitas "Seam Tape" para garantir a estanqueidade. O tecido é especificado para até 2.000 mm de coluna de água.
    Seu formato Hexagonal permite que duas pessoas usando sacos de dormir e suas mochilas, sejam acomodadas sem problemas. Entretanto as hastes formando duas colunas bem na linha central da barraca não permite a utilização de um colchão único e mais largo bem no meio da barraca. Ela é um pouco mais larga próximo à porta.



    Na foto abaixo podemos perceber que a coluna dianteira é ligeiramente mais alta do que a traseira, bem como podemos ver o tirante que ajuda a "abrir" a lateral da barraca, deixando o interior mais espaçoso.



    Podemos ver abaixo as etiquetas da bolsa de transporte. Na imagem abaixo notamos a planta baixa da barraca com às suas medidas. 






    Dentro da proposta de ser uma barraca de sobrevivência a Trilhas & Rumos apresentou uma barraca extremamente simples. No entanto, algumas melhoras seriam muito bem vindas, como uma maior ventilação, tela mosquiteira na porta e também hastes de alumínio.

    Se tiver interesse nela, não deixe de acessar o site Zreu Equipamentos, onde eu comprei a minha.
Segue link. Trilhas & Rumos - Flash 2

    Respondendo às perguntas dos leitores... Utilizei esta barraca em uma noite particularmente fria com cerca de 10 graus durante a madrugada. Esta barraca apesar de ser bem estável e aparentemente resistente a ventos de razoável intensidade, não tem ventilação suficiente.
    Dormi sozinho dentro da barraca, que teoricamente é para duas pessoas, mas a condensação deixou todo tecido dentro da barraca coberto por gotículas de água, tanta que se encostasse alguma parte do saco de dormir o mesmo ficaria bem molhado. Foi tanta condensação que gotas corriam até o chão pelo lado de dentro, chegando a molhar minha mochila.
    Acredito que esta barraca não é aconselhável para uso contínuo, somente para emergências. Estou em contato com a Trilhas & Rumos para recomendar estas melhorias.

2 comentários: