quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lanterna Petzl Tikka RXP - Iluminação como você nunca viu.

    Existem algumas inovações tecnológicas que não somente agregam facilidades e conforto, como aumentam muito a eficiência de dispositivos que nos parecem tão triviais como uma lanterna.



    Estamos falando da Lanterna de cabeça fabricada pela Petzl, modelo Tikka RXP, que é parte da linha Performance de iluminação desta marca francesa.




    A grande inovação deste produto é a chamada Iluminação Reativa, que permite que a lanterna auto ajuste a sua intensidade de acordo com a necessidade, ajudando a reduzir o consumo de energia e aumentando a autonomia da bateria. Na imagem acima podemos ver que a frente da lanterna possui 4 lentes: um sensor de luz; um farol baixo, com distribuição difusa e horizontal da luz; um farol alto, com foco bem dirigido e profundo e um farol vermelho.
    Quando você está lendo um mapa, a luz reflete no mapa e retorna para seus olhos, retornando também para o sensor que automaticamente reduz a intensidade da iluminação, bem como utiliza uma iluminação mais difusa e suave, facilitando a leitura. Nesta situação a intensidade é da ordem de 7 lumens. Este modo é mais do que suficiente para procurar coisas dentro da mochila, bem como qualquer outra tarefa dentro da barraca.





    Quando você levanta a sua cabeça e olha para um caminho mais distante do que o mapa, a luz que é refletida de volta para os seus olhos é drasticamente reduzida, sendo também percebida pelo sensor da lanterna que automaticamente aumenta a intensidade luminosa, bem como utiliza um combinação de fachos difusos e focados, aumentando a intensidade a até 215 lumens. Sendo que esta combinação de fachos permite uma perfeita visualização do caminho mais próximo dos seus pés, bem como o foco dirigido permite uma clara visão do caminho em distancias superiores a 150 metros.
    Toda esta variação de intensidade acontece de forma contínua e proporcional, suavemente variando entre o feixe de luz difuso e o farol dirigido de forma linear e suave.



    A iluminação com capacidade de atingir 215 lumens é algo realmente útil. É muita luz e o mais importante: A qualidade do conjunto óptico é incrível. Não existem manchas ou anéis no foco de luz. As lentes possuem difusores "Fresnel" e sua qualidade garante uma homogeneidade de luz que nunca vi em uma lanterna. Parece o foco dos farois de Xenon dos mais sofisticados carros importados.

    Um toque no botão superior permite alternar entre 3 níveis de intensidade máxima, ou seja, em todos os 3 modos a menor intensidade é de 7 lumens, mas a maior intensidade pode ser selecionada entre os 3 níveis, evitando ofuscamentos por luz em demasia, bem como mantendo a autonomia das baterias.
    O video abaixo está em inglês mas mostra o funcionamento desta tecnologia em mais detalhes.




    Como se não bastasse tudo isso, ela ainda tem outras surpresas. Você pode selecionar com um botão na lateral entre 3 modos: Reativo; Constante e Vermelho.
    O modo Reativo é o que acabei de explicar.
    O modo Constante desativa o sensor de luz e permite a iluminação com intensidade regulada, ou seja não varia de acordo com a carga da bateria, mas a intensidade é mantida com um valor de lumens continuo. Este modo também possui 3 níveis de intensidade estáticos e selecionáveis manualmente pelo botão superior.
    O modo vermelho é utilizado para sinalização, mas sua principal função é de não ofuscar nossos olhos, mantendo a visão noturna. Imagine que você está apreciando a noite com a luz de uma grande lua cheia, mas precisa pegar algo dentro da mochila. Se você acender uma luz branca, suas pupilas irão de contrair e sua visão noturna será grandemente reduzida por muitos minutos depois que você apagar a lanterna. Com a utilização da luz vermelha, suas pupilas terão apenas uma pequena variação e após o desligamento da lanterna, a sua sensibilidade a luz da lua estará pouco reduzida, eliminando a cegueira temporária até a acomodação dos seus olhos à luz natural.
    Além de tudo isso já mencionado, ainda tem mais... Acompanha o produto uma bateria inteligente de Lítio de 1800mA/h que pode ser recarregada por uma porta USB. O tempo de carga é inferior a 5 horas, mas o mais incrível é que esta porta USB pode ser conectada a um computador e com a utilização de um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no site da Petzl, podemos programar como queremos que a lanterna se comporte. Isso mesmo, podemos programar como queremos que cada modo utilize as baterias, ou até qual distância queremos iluminar. Notem na imagem abaixo que você pode ajustar cada um dos 3 níveis, tanto para o modo Reativo, como para o de luz Constante. É possível escolher uma autonomia desejada em horas e ele vai calcular quanto de intensidade máxima será possível para garantir este tempo de trabalho. No meu caso eu já ajustei o nível de intensidade mais baixo para uma autonomia de 20 horas ao invés de 10 horas que era o padrão. Ainda assim, acredito que mesmo no modo econômico, seja bem forte para os trabalhos normais no acampamento.
    Ao final da carga da bateria em qualquer dos modos, existe ainda uma carga de segurança, onde a lanterna ainda possui capacidade para mais 1 hora de funcionamento na intensidade de 7 lumens. Isto para não te deixar na mão no meio de uma atividade.
 

    No modo econômico e com uma utilização de cerca de 4 horas por noite, ainda teremos uma autonomia garantida de 5 noites, podendo chegar a 10 noites antes de precisar de uma recarga, que pode ser feita facilmente com um carregador solar ou um modulo de bateria com saida USB, caso você não possua uma tomada por perto, isso em menos de 5 horas.

    Ainda com tudo isso, esta maravilha pesa apenas 115 gramas, ou seja, é muito leve se comparada a outras lanternas de mão. É claro que é pesada se comparada com minha outra lanterna da Petzl a e+lite que pesa apenas 27 gramas e uso como backup, as duas estão na minha mochila.

    Espero que vocês tenham gostado da novidade.
    Deixem seus comentários.

    Walgran e família.

2 comentários:

  1. Pirei nessa lanterna!!! Sabe sua faixa de preço e onde vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei US$ 73,00 no site amazon.com mas pedi para entregar na casa de um amigo que trouxe quando veio para cá.

      Excluir