terça-feira, 8 de julho de 2014

Quanto mais leve, melhor.

    Quando você está caminhando com uma mochila pesada, todo seu corpo sofre, os joelhos, as pernas, as costas e até os braços. É um alívio tirar a mochila, que você solta no chão fazendo um grande barulho.




    Existe uma nova cultura que atualiza antigos padrões de peso. Na cultura antiga, sua mochila não deve pesar mais do que 30% do peso do seu corpo, ou seja, se eu peso 70kg não devo levar mais de 21kg. Na nova cultura o peso da sua mochila é avaliado em algumas faixas de peso. Estes são pesos base, ou seja, não incluem consumíveis como: alimento, água, combustível para o fogareiro e qualquer item que você esteja vestindo.



  • Militar - acima de 30kg. (com muita munição)
  • Pesada - entre 20kg e 30kg
  • Normal - entre 10kg e 20kg.
  • Leve - entre 5kg e 10kg.
  • Ultraleve - entre 2.5kg e 5kg.
  • Super Ultraleve - abaixo de 2.5kg.

    É claro que para se conseguir galgar as faixas mais leves existem algumas opções:
  • Comprar tudo novo, escolhendo os equipamentos mais caros e leves.
  • Fazer seus próprios equipamentos, ou utilizar recicláveis e descartáveis e coisas que você já tem em casa.
  • Uma combinação das opções acima.
    Antes de preparar a sua mochila, espalhe tudo em cima de uma mesa ou no chão da sala e olhe atentamente para cada item. Considere se você irá utilizar cada item nesta viagem e deixe em casa o que não precisa. Mesmo se você concluir que irá utilizar este item, considere se pode ficar sem ele. Por exemplo: Você pode ficar sem pentear os cabelos durante este período? Assim pode pensar em deixar em casa a escova de cabelos.
    A melhor maneira de reduzir peso é deixando em casa o que você não precisa. O que ficou, pesa ZERO na sua mochila.
    Cuidado com mochilas grandes, você sempre acha que precisa ocupar todo o espaço dela e termina levando coisas de que não irá precisar. 
    Consiga uma balança e pese cada item da sua mochila, inclusive a mochila. Faça uma planilha no computador, relacione todos os itens e seus pesos, experimente ir trocando opções e some todos os pesos. Considere se você pode utilizar algo mais leve para fazer a mesma função em cada item.
    Procure utilizar itens que possam servir para mais de uma função. Por exemplo: Os bastões de caminhada podem ser utilizados como estrutura para a montagem de alguns tipos de barracas que por não utilizarem varetas, são MUITO mais leves. A minha barraca pesa 810g por usar esta opção.
    Repita este processo várias vezes. Você vai se surpreender como a cada passada por todos os itens da mochila, e ponderando se realmente vai precisar dele, você vai deixar mais alguma coisa em casa.

    Na foto acima podemos ver TODO meu equipamento para trilha. Uma mochila de 22 litros que, carregada, pesa menos de 4Kg, uma pochete com duas garrafas e um bolso grande, dois bastões de caminhada, luva para trilha, calça com zíper nas pernas que fica como uma bermuda, relógio com bússola e um tênis bem leve que ficou fora da foto.

    Vou descrever primeiro os itens que carrego fora da mochila:
    Bastão de caminhada Quechua Forclaz 500 Light (230g)(Link do produto). Sua estrutura telescópica pode ser ajustada até 1,3m da altura. Andrew Skurka, uma Super Celebridade das trilhas nos EUA, recomenda o uso de dois bastões de caminhada para aliviar o esforço nos joelhos e ajudar no equilíbrio. 

     Pochete Kailash KTR 5L (320g)(Link do produto), possui duas garrafas de 750ml cada. Seu bolso frontal permite que itens frequentemente utilizados estejam sempre ao alcance da mão. É ideal para guardar alguns chocolates e guloseimas que serão consumidos durante a caminhada. Nesta foto podemos ver também: canivete Guepardo Atom 22 (128g)(Link do produto), repelente em creme 100ml (93g), A maravilhosa lanterna Petzl Tikka RXP (115g)(detalhes nesta matéria), protetor solar fator 40 com 50ml (65g).


     Luva Gripworkx para trilha (Importado), repare no reforço de couro do dedo indicador até o polegar na área de maior contato com o bastão. Toda a palma da mão é de material anti-derrapante.


    Relogio Guepardo Eletronic Adventure (Link do produto). Este relógio é muito interessante, possui: altímetro, barômetro, termômetro e bússola. Seu maior defeito é de não ser muito resistente a água, o que é um problema para um produto que se destina ao uso selvagem. No site diz que aguenta chuva, mas não pode ser submerso na água. (Veja detalhes no blog Sobrevivencialismo).

    Mochila Sea to Summit Ultrasil Dry Daypack (90g)(Link para o produto). Isso mesmo, esta mochila feita de tecido Cordura, que é um nylon siliconizado pesa 10% do peso da minha mochila anterior.


     O fecho é impermeável como um saco estanque. Esta mochila é realmente a prova d'água. Possui vedação interna nas costuras. Esta cordinha é para permitir a fixação de alguns objetos na parte externa, como meias penduradas para secar enquanto se caminha, permite também que se comprima a mochila para reduzir a movimentação do conteúdo caso ela não esteja muito cheia.


    As alças são feitas do mesmo tecido da mochila, neste caso foi necessária uma pequena mudança. A alça é feita de duas camadas de tecido costuradas, mas quando se coloca a mochila nos ombros este tecido não fica confortável. Eu cortei uma pequena parte da costura e inseri duas peças de EVA de 3mm de espessura em cada lado e costurei novamente. Agora é muito mais confortável nos ombros, mesmo com a mochila cheia.

    Por falar em mochila cheia, este é o conteúdo dela. Vou descrever na sequência:
  • Saco escrito Exped (957g). Saco original do isolante térmico Exped Downmat Lite 5 que vai dobrado no fundo da mochila formando uma estrutura para apoiar as costas. Este saco agora contém a barraca para 2 pessoas Trilhas e Rumos Flash 2 (810g)(Link do produto). Esta barraca custa menos de R$ 170,00 no site www.zereuequipamentos.com.br (detalhes nesta matéria), 6 estacas de alumínio (90g) e também a bomba para encher o isolante térmico.


  • Saco de dormir Deuter Dreamlite 500 (Link do produto) + roupas (816g). Este saco de dormir é indicado para temperaturas: conforto + 13°C, limite +10°C e extrema -3°C. É muito compacto e bem leve (580g), seu tecido é bem confortável. Caso esteja muito frio, este saco de dormir será utilizado em conjunto com o SOL Scape Bivvy (descrito abaixo). No mesmo pacote, também consegui comprimir um par de meias e uma troca de roupa.
  • Rede mosquiteira para cabeça Nautika. Utilizado como bolsa para vários itens pequenos(591g):


    1. Kit de higiene (66g): Escova de dentes, pasta de dentes, toalhinha, protetor labial (ChapStick).
    2. Kit de emergência (41g): vários Band-Aid's diferentes, gaze, analgésico, cortador de unhas, sachet de limpeza para ferimentos.
    3. Kit de utilidades (140g): vários sacos de lixo, Silver Tape, 20m de cordinha, Antiséptico.
    4. Kit de sobrevivência Bear Grills (319g): Kit original (detalhes nesta matéria), pastilhas Clorin, isqueiro, bússola, kit de reparo para o isolante térmico.
    5. Toalhas humedecidas (Baby Wipes) para limpeza pessoal.

  • Saco escrito SOL Scape Bivvy - Kit de Cozinha (173g): Este saco contém os itens de cozinha: Uma pequena panela com capacidade para 450ml e tampa de papel alumínio grosso, fogareiro para etanol feito com latinha de refrigerante, corta vento (papel alumínio), colher plástica Quechua, Sea to Summit X Bowl (tigela de silicone), garrafa de etanol (álcool de posto), pequeno tubo de detergente, pequena esponja, filtro de água e garrafa flexível de 32oz (quase 1 litro) Squeeze Sawyer.


  • Saco de alimentos: Talharim, Risoto de arroz, Sopa instantânea, Suco em pó, Clif Bar, Energy Gel, chocolate Snickers, Protein Bar, Knorr Quick (sopa de copo). De acordo com a duração da trilha a quantidade de alimentos vai mudar. Algumas dicas: O chocolate Snickers tem uma quantidade imensa de calorias, muito bom para repor energias durante a caminhada. Sopas instantâneas são uma grande fonte de sódio, que no dia a dia devemos evitar, mas durante um período de grande fadiga muscular o sódio e sais minerais são muito necessários.

  • Corta vento Track & Field amarelo (160g) (Como estou bonito nesta foto!!!). Esta blusa é impermeável mas ao mesmo tempo é respirável ou seja, permite que o vapor saia mas não deixa a água entrar. Tem dupla função pois pode ser utilizado para sinalização. Na foto vemos também o chapéu com abas Quechua.
  • O pequeno saco azul é a embalagem original da mochila. Sim a mochila veio neste saquinho minúsculo que hoje leva um pequeno canivete e uma pequena lanterna que posso utilizar em caso de emergência. Abaixo vemos: Estacas de aluminio, Lanterna Petzl e+lite e canivete Leatherman Style PS.


  • Travesseiro Klymit Pillow X Recon (68g)(importado). Este travesseiro tem um desenho que ajuda a manter a cabeça no centro, assim como permite um conforto muito maior para a orelha, quando se está deitado de lado. Cabe neste pequeno saco acima na foto.


  • Saco de dormir de emergência SOL Scape Bivvy verde oliva (226g)(importado). Este saco de dormir é composto de um material que é ao mesmo tempo resistente a água e também respirável. Pode até parecer frágil, mas tem gente usando ele regularmente a mais de 2 anos sem problemas. Mesmo no frio, nosso corpo libera uma grande quantidade de vapor, por isso é essencial que não se utilize nenhum material impermeável como isolante, ou você vai amanhecer ensopado. Este material também é aluminizado pelo lado interno, refletindo o calor do corpo de volta. É muito eficiente. Vi muitos relatos de pessoas que utilizam somente este saco para dormir na neve, obviamente também vestindo agasalho durante a noite. Minha idéia é utilizar este saco de dormir por fora do Deuter 500 e somar as capacidades térmicas, além de proteger o Deuter de água pelo lado de fora. Assim como o isolante térmico vai dobrado na traseira da mochila, este saco de dormir dobrado vai na frente da mochila por dentro.

  • Isolante térmico inflável Exped Downmat Lite 5 (613g)(Detalhes nesta matéria). Este colchão isolante é revestido internamente com penas, sendo além de confortável, indicado para temperaturas de até 5 graus negativos.

  • E por último esta pequena bolsa preta é um aquecedor Nautika para saco de dormir (Link do produto). Muito útil quando você é surpreendido por um frio maior do que estava preparado. Quando você abre o saquinho plástico e o ar entra em contato, o material interno se aquece até 50°C por até 10 horas. É indicado para ser colocado nas axilas, ou outro local onde o calor seja rapidamente espalhado pelo corpo para evitar hipotermia.

    Já fiz uma trilha carregando este equipamento. Foram 9,5 km sendo ida e volta com uma boa subida acima de 1000m de altitude. Durante todo o trajeto e mesmo ao final, pude sentir como se estivesse caminhando sem nenhum peso.
    Recomendo a todos o objetivo de reduzir o peso do seu equipamento para a categoria Ultraleve. Sinta a liberdade de poder explorar todos as maravilhas sem o fardo de uma carga pesada.

    Obrigado pela visita.

    Walgran e familia.

8 comentários:

  1. Muito bom texto, excelentes informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu sei que vocês tem muito mais experiência do que eu nesta área, mas com certeza algumas dicas podem ser bem úteis. Qualquer hora combinamos uma trilha destas. Estou me preparando para Petrô-Terê, quem sabe??

      Excluir
  2. Olá Walgran, é com muita alegria que nos apresentamos. Somos Vanêssa e Geovanny e há algum tempo que seguimos o seu blog, somos iniciantes do camping e suas informações são de grande proveito. Afinal, no campismo deve haver conforto e nada de ficar passando por imprevistos... Nos adicione, será uma grande alegria para nós!
    Parabéns pelo blog!

    Vanêssa e Geovanny
    Camping Indo Brasil Afora

    http://www.indobrasilafora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita. Realmente, um pouco de planejamento evita muito desconforto. Já estou adicionando seu blog na minha lista.

      Excluir
  3. Nossa... Parabéns pelo post !! Muitas coisas boas !!! Fiquei de boca aberta !!!
    Um dos melhores post sobre equipamento de caminhada que já vi !!! parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Pretendo me aprofundar neste assunto com muitas outras dicas para uma vida melhor no meio do mato.

      Excluir
  4. Parabéns pelo belo relato, embora antigo me ajudou muito em minhas primeiras aventuras, há dois anos atrás, tanto que o guardei nos favoritos do navegador. Para ajudar outras pessoas que estejam buscando reduzir o peso da mochila, indico o Lighter Pack, excelente ferramenta para cálculo de pesos de equipamentos: https://lighterpack.com/#

    ResponderExcluir
  5. Minha lista é essa pesada mas adequada para minhas necessidades: https://lighterpack.com/r/7e3tat

    ResponderExcluir