sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cooler Termoelétrico 35 litros Waeco Mobicool


Se você olha para a foto abaixo e enxerga uma copiadora ou uma impressora multifuncional, provavelmente está precisando sair do escritório e ir acampar imediatamente.
Trata-se de um "cooler termoelétrico", uma caixa termica com um dispositivo chamado "Peltier". Sim é o nome do francês que inventou a tecnologia. Não era pra gelar bebidas, era usada em laboratórios para resfriar componentes eletrônicos.

Acredito que não vai ser necessário explicar o princípio de funcionamento do "Peltier" nem como funcionam as junções semicondutoras, mas em resumo, existe uma plaquinha de cerca de 15x15cm que quando alimentada com 12V tem a propriedade de esquentar de um lado e esfriar do lado oposto. Assim basta colocar um dissipador com ventilador de cada um dos lados e está feito uma mini geladeira.

Agora vamos falar desta belezinha. Bem, primeira má notícia, ele não tem essa luz azul dentro como na foto acima.
Na foto abaixo podemos comparar o tamanho dele com uma garrafa PET de 2 litros, vemos também a fonte tipo de notebook para ligar o "cooler" numa tomada 110/220VAC e os cabos para ligar na tomada 12VDC do carro.


O painel de controle dele possui  uma tecla vermelha de Liga/Desliga; uma tecla para alternar entre os modos Quente/Frio; luzes indicadoras de modo e indicadores de potência e por último a tecla para selecionar a potência desejada.

Na foto abaixo podemos ver as grades de ventilação externas e não devem ser obstruídas durante o uso.

Dentro dele cabem, como especificado, 35 litros. Podemos ver como uma garrafa PET de dois litros se compara ao espaço interno. Uma informação importante, de maneira alguma coloque gelo, o sistema trabalha seco por ser eletrônico e deve permanecer seco.

No interior da caixa existe uma grade de ventilação que também não deve ser obstruída, o ideal é deixar um espaço para que o ar frio circule dentro da caixa, semelhante a uma geladeira normal.

Vemos aqui em um novo ângulo, com a tampa fechada.


Seguem especificações do site submarino.com

Refrigerador Portátil 35 Litros DC12/24/AC Bivolt Waeco - Mobicool
Agora ficou muito mais fácil conservar bebidas e alimentos por mais tempo com segurança! O Refrigerador portátil da Mobicool é leve e compacto, mas possui grande capacidade para armazenar alimentos e bebidas - seu espaço é de 35 litros.

O Refrigerador TC 35 possui alças retráteis para fácil locomoção, divisória para organização dos mantimentos e acomoda garrafas de 2 litros na posição vertical. Com tecnologia exclusiva é capaz de resfriar até 1ºC ou aquecer até 65ºC, pode ser utilizado diretamente na saída 12/24 volts dos veículos e também em tomadas 110/220 volts.

É ideal para transportar de forma conveniente alimentos, bebidas, cosméticos, medicamentos e outros produtos que necessitem de temperatura adequada. Conta com cabo de 2,8 metros que possibilita mantê-lo no banco traseiro ou porta-malas enquanto conectado ao painel, possui baixo consumo 60 Watt e garantia de 12 meses. Bonito, leve e resistente... ideal para momentos de lazer, viagens e trabalho!

- Função de resfriamento e aquecimento
- Painel para ajuste de intensidade de resfriamento e aquecimento
- Conector 12/24 volts
- Alças para transporte
- Fonte 110/220 volts
- Capacidade 35L
- Cor: Cinza
- Voltagem: 12/24 volts, 110/220 volts
- Consumo: 60 watts (resfriando) e 45 watts (aquecendo)

Nos meus testes com uma duzia de latinhas dentro, ele chegou próximo de 1 grau. Este é um dos mais eficientes da categoria e é o único que quando chega na temperatura ajustada entra num modo econômico que também é mais silencioso. Sim, o ventilador faz um barulho suficiente para se escutar dentro da barraca durante a noite. Nunca deixe ligado na bateria do carro com o motor desligado ou vai ter que empurrar o carro de manhã. Quando eu paro em um hotel para pernoitar durante a viajem, levo pra dentro do quarto e ligo na tomada.

Conclusão: Nunca mais ter que ficar atrás de gelo, poder ter dentro do carro suco geladinho, bem como queijo, presunto e etc. para fazer um lanchinho quando chegar lá é um conforto sem igual.

No Mercado Livre existem muitas opções com preços mais acessíveis, a qualidade com certeza varia bastante entre os modelos, mas o princípio de funcionamento é o mesmo. Se utilizado com cuidado, não obstruir as passagens de ar, nunca molhar e de tempos em tempos passar um ar comprimido para limpar as aletas e ventiladores, deve-se ter muitos anos de acampamentos com o conforto de uma pequena geladeira.

Obrigado a todos pela visita.

Walgran e família.

2 comentários:

  1. Muito legal o post. Eu tenho uma bem menor, 28L, me quebra um galhao pois posso levar o leite da minha filha sussegado para o acampamento, é do tamanho de uma caixa normal,

    A parte é que é muito grande. A minha cabe uma pet de atravessado. Mas perde muito espaço.

    A parte ruim é que a saida de ar é embaixo, se fosse na tampa seria perfeita.
    Quanto pagou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor condição que encontrei na ocasião foi no site do submarino.

      http://www.submarino.com.br/produto/7116888/refrigerador-portatil-35-litros-dc12-24-ac-bivolt-waeco-mobicool

      Excluir